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Por que uma bênção? Antes de ingerir qualquer alimento devemos pronunciar uma bênção. Através deste ato demonstramos reconhecer que Alhym (Elohim) criou todo o universo e que Ele é a fonte da vida e da existência. Segundo nossos sábios, esta é uma forma de pedir “permissão a Alhym” para ter proveito do Seu mundo. No judaísmo até um ato físico pode ser uma forma de se espiritualizar, se realizado com a intenção adequada. Depois de comer agradecemos a Alhym por nos ter proporcionado a alimentação, recitando as “Brachót Acharonót”, ou “bênçãos finais”.
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Pão
Antes de comer pão, “Matsá”, pita ou pizza (feitos à base de um dos cinco cereais – trigo, cevada, centeio, aveia ou espelta) recitamos a bênção de "Hamotzí" ( mas se a base da massa tiver sido feita com algum outro líquido que não água, vide “4. Mezonót”). Primeiro deve-se banhar as mãos, vertendo água de uma caneca ou copo três vezes consecutivas sobre cada uma, até o pulso, iniciando pela mão direita (o canhoto inicia pela mão esquerda). Antes de enxugar as mãos, esfrega-se levemente uma na outra. A bênção é recitada com as mãos erguidas juntas, enxugando-as em seguida:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu al netilat yadáyim Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos, e nos ordenou sobre a ablução das mão
Em seguida, sem interrupções, é recitada a bênção do pão:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, Hamotzí lêchem min haárets. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que faz sair pão da terra.
Alimentos ingeridos com pão
A bênção do pão isenta a pessoa de recitar todas as outras bênçãos anteriores a alimentos (exceto as de vinho, frutas e sobremesas).
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"Mezonót" Antes de ingerir produtos à base de um dos cereais mas que não seja pão (como bolo, torta, macarrão, biscoitos etc.) recita-se:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê minê Mezonót.
Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria diversas espécies de alimentos.
Se a base da massa tiver sido misturada a um suco de frutas em lugar de água, esse pão é considerado “pão Mezonót”.
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Vinho
O vinho tem um significado especial no judaísmo, e assim mereceu uma bênção exclusiva. Antes de tomar vinho ou suco de uva natural, recita-se:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê Peri hagáfen. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto da vinha.
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Frutas
Antes de ingerir uma fruta que nasce em árvore recita-se: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê Peri haets. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo, que cria o fruto da árvore.
Antes de ingerir frutas que nascem em árvores que não renovam seus galhos (caso da banana) ou que crescem muito próximas ao solo (caso do morango e melão) recita-se:
Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê Peri haadamá. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo que cria o fruto da terra.
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Vegetais
Antes de ingerir legumes, verduras, hortaliças ou frutas que nascem na terra recita-se: Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mêlech haolam, borê peri haadamá. Bendito és Tu, A-do-nai, nosso Elohim, Rei do Universo que cria o fruto da terra
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